Português


Intel and Português28 Jul 2012 06:27 am

- en -

Here are the slides I used at FISL13: FISL13-GCC

The first slide is a tribute to Eugeni Dodonov. A good friend and a great developer that will be missed by everybody.

Special thanks to phoronix.com that has made all benchmarks used in this presentation.

- pt-br -

Aqui estão os slides usados no FISL: FISL13-GCC

O primeiro slide é uma homenagem ao bom amigo e grande desenvolvedor que irá deixar saudades.

Muito obrigado ao phoronix.com que fez todos os benchmarks aqui apresentados.

Obrigado também a todo mundo que compareceu tanto na palestra como no stand.

INdT and Português06 May 2009 10:06 am

jampa

No dia 21 de Maio eu irei palestrar sobre GNU/Linux em sistemas móveis no Jampa Mobility Forum em João Pessoa. Neste evento eu terei a oportunidade de mostrar o mercado de GNU/Linux para sistemas móveis. Além disso eu terei a oportunidade de continuar em uma missão pessoal: difundir o uso e o desenvolvimento em GNU/Linux pelo Nordeste.

E aqui está o convite oficial do evento:

———————————————————————————

Pessoal,

Gostaria de convidá-los para o Jampa Mobility Forum. Este evento tem por objetivo apresentar fundamentos teóricos e experiências práticas da área de dispositivos móveis e sistemas embarcados, trazendo os avanços no estado da arte e as últimas tendências do mercado.

O Jampa Mobility Forum é um evento com alto nível de qualidade sobre a área de mobilidade, que a Avaty! Tecnologia e a Faculdade iDEZ estarão organizando, e contará com a participação de professores, alunos, pesquisadores e profissionais de Tecnologia da Informação.

Para saber mais informações sobre o evento, programação e inscrição, vejam a chamada do Mobility Forum em anexo ou acessem o site do evento.

Abraços,

Andre Assad

———————————————————————————

Impressions and Português20 Oct 2008 01:33 pm

* English Version below *

Versão em Português:

Este será meu primeiro “post” escrito em Português e em Inglês ao mesmo tempo, a fim de atingir o maior número de leitores para esta minha crítica. Os usuários desse “Fenix Systems” provavelmente se sentirão mais confortáveis lendo em Português e talvez alguns donos de empresas ou investidores prefiram em Inglês.

Minha namorada estava procurando um notebook para comprar e eu como um computeiro devia ajuda-la. Nesta procura eu fiquei feliz de ver que havia muitas marcas vendendo notebooks com Linux. Não que isso fosse uma novidade para mim, mas é legal ver de perto uma quantidade imensa de notebooks com Linux nas prateleiras. Fiquei ainda mais feliz ao ver que ela estava disposta a comprar e usar o notebook com Linux. No final, ela comprou um Notebook Intelbras com Linux.

Ao liga-lo vi que o sistema era um tal de “Fenix Systems” e achei q fosse mais uma distribuição Linux. Antes fosse. “Fenix Systems” é uma gambiarra completa. Eles pegam uma distro qualquer e enchem de tranqueiras deles que não funcionam direito e inserem muitos erros e problemas. Neste caso, era baseado em um Ubuntu, mas ouvi dizer que antes disso eles se baseavam no Kurumin.

Eu irei enumerar os erros encontrados:

1 – Tudo é muito feio, desde o primeira imagem de “splash screen” até o fundo de tela.

2 – Durante o boot várias mensagens de erros exibidas.

3 – Video mal configurado. Não usava a resolução indicada e fazia com que as letras ficassem embaçadas.

4 – Ambiente muito poluído com uma mistura dos ícones de desktop do MS Windows com uma mesa do MacOS X

5 – E o mais tosco de tudo: Um HD de 120Gb com apenas 12Gb acessíveis, decorrente de um particionamento mal feito.

Pelo amor de Deus, quem é que me vende um produto sem estar configurado a 100% da sua capacidade?  Uma empresa que não liga para seu consumidor ou uma empresa que acredita que 100% dos usuários só irão comprar o notebook com Linux pelo preço e depois instalar um MS Windows pirata nele?

Além disso as empresas contratadas para colocar o Linux deviam se preocupar mais em entregar o produto a 100% do que a colocar seus gráficos feios. E isso seria bem simples: Instalar o Ubuntu/Kubuntu como eles são.

Após passar algum tempo brigando com o  “Fenix Systems” eu desisti e instalei o Kubuntu com a instalação padrão e magicamente tudo estava funcionando a 100%. Mais simples, não?!

English version:

This is the first time that I use Portuguese and English at the same time in order to get lots of readers. Probably the Fenix Systems users will fell comfortable reading it in Portuguese and maybe some company owners or investors prefer English.

My girlfriend was looking for a notebook to buy and I as a computer guy should help her. I got happy when I saw lots of brands selling their notebooks with Linux on it. Ok, there is nothing new on it (at least here in Brazil), but it is cool to see by yourself a huge quantity of notebooks running Linux on the shelves anyway. I got happier when I noticed that she was willing to buy and use a notebook running Linux. In the end she bought one.

When I turned it on I noticed that Fenix Systems was running on it. I thought it was yet another Linux distribution. I’d prefer that. Fenix Systems is a complete workaround. They get any Linux distributions and put their trash that doesn’t work properly and add lots of errors and problems to this system. In this case it was based on Ubuntu. I heard they used Kurumin in the past.

I’m going to enumerate the problems I faced:

1 – Everything is very ugly, since the first splash screen image up to the background image.
2 – Lots of error messages during boot.

3 – Video was not properly configured. It wasn’t using the best resolutions and the letters was blurry.

4 – Polluted environment using a mix of MS Windows desktop icons with MacOS X table

5 – And the worst thing ever: A 120Gb HD with only 12Gb accessible due to a bad partitioning.

For the God’s sake who the hell sells a product without being at 100% of its capacity? A company that doesn’t care for its clients or a company that believes that 100% of them will buy the notebook running Linux by the price and will illegally replace Linux by MS Windows?

Besides the companies hired to put Linux on it should worry about delivery a 100% functional product instead of put their ugly images. It would be simple: Install Ubuntu/Kubuntu as they are.

After spend some time fighting against  Fenix Systems I gave up and installed Kubuntu using its default installation and magically everything was working at 100%. Simple, isn’t it?

INdT and Português11 Apr 2008 01:22 pm

Imagine a big aquarium and inside it computer programmers, challenges and prizes instead of fishes. This is how the FISL Programming Arena looks like.

The Arena main objective is promoting a meeting between members in technology community for a contest based in technical skills considering individuals and groups. Is occurs before in remote phases and during the FISL 9.0. The location is a aquarium-room with restricted access in the middle of event center. Free software projects are chosen and used as a case of study for Arena.

So, this year INdT is helping to organize this contest and Nokia will give N95 and N800 as prizes for the winners.

Reference: http://fisl.softwarelivre.org/9.0/www/arena_en

The official announcement in Portuguese-br:


Instituto Nokia de Tecnologia promove desafios em parceria

com Forum Nokia na Arena de Programação do FISL 2008

Vencedores serão premiados com dispositivos Nokia N95 e Nokia N800. Forum Nokia fará palestra para orientar desenvolvedores que queiram contribuir com projetos da empresa

São Paulo, 10 de abril de 2008 – O Instituto Nokia de Tecnologia (INdT) participará, pela primeira vez, do Festival Internacional de Software Livre (fisl), que terá sua nona edição entre 17 e 19 de abril, em Porto Alegre. O instituto, em parceria com o Forum Nokia, comunidade on-line com mais de três milhões de desenvolvedores cadastrados, promoverá desafios na Arena de Programação do evento e premiará os vencedores com aparelhos Nokia N95 e Internet Tablets Nokia N800.

Os desafios consistem em disputas que levam em conta habilidades técnicas de programação e desenvolvimento. As competições, realizadas individualmente e em grupo, serão vinculadas a projetos open source para plataformas móveis.

Serão duas fases: qualifying e insanifying. No qualifying, tarefas mais simples ajudam os times a se familiarizarem com a linguagem Python para o sistema operacional Symbian S60 e com a API (Interface de Programação de Aplicativos) da plataforma. Aqueles com os melhores resultados passam para a etapa seguinte, quando usarão parte do conhecimento adquirido durante o qualifying. O resultado será uma contribuição para um projeto de software livre com o qual os participantes poderão continuar colaborando mesmo após o fisl.

Daniel Rocha, gerente do Forum Nokia no Brasil, apresentará, durante o fisl, a palestra “Nokia – iniciativas e projetos open source para smartphones”. Ele irá mostrar as últimas iniciativas da Nokia no mundo open source, como Python for S60, Open C, Maemo, Mobile Web Server e outros projetos em andamento. A intenção é orientar os desenvolvedores sobre como participar destes projetos, portar código open source para os smartphones S60 e como contribuir com os projetos de código aberto da empresa.

Além de participar da arena, o INdT estará no evento também com o objetivo de identificar potenciais candidatos a trabalhar no instituto. “Sabemos que o fisl reúne os melhores profissionais da área de software livre, foco das pesquisas de nossa unidade em Recife. A atmosfera de competição é uma oportunidade de avaliarmos a capacidade dos participantes para possíveis vagas que se abram no INdT”, afirma Vanessa Nalesso, gerente de RH do INdT.

Vanessa explica que a idéia principal é formar um banco de currículos o que não significa que haverá contratações imediatas. “Na área de open source, o INdT oferece a melhor estrutura para que o pesquisador alcance o máximo de desempenho, desde máquinas, softwares e treinamentos, até a participação em congressos relacionados aos temas com os quais trabalhamos”, completa ela.

Sobre o INdT

Fundado em 2002, o INdT é uma instituição independente e sem fins lucrativos comprometida com a realização de pesquisa e desenvolvimento de tecnologias em comunicação móvel no Brasil. Além do

desenvolvimento de aplicações inovadoras, está entre os objetivos do instituto promover as oportunidades que a mobilidade tem a oferecer para os desenvolvedores.

O Instituto possui centros de pesquisa estabelecidos em Manaus, Brasília e Recife, e executa projetos em áreas de conhecimento distintas: Software Livre e Código Aberto, Desenvolvimento de Soluções Futuras em software, multimídia e telecomunicações,  processos de manufatura, pesquisa de propriedades mecânicas e componentes eletrônicos de dispositivos móveis.

Sobre o Forum Nokia

O Forum Nokia é uma comunidade on-line global voltada para desenvolvedores de aplicativos móveis, que fornece ampla variedade de ferramentas para criação, informações técnicas e documentos de suporte. Criado em 1995, o Fórum Nokia tem atualmente mais de 3 milhões de desenvolvedores cadastrados. O endereço do Fórum Nokia na web é http://forum.nokia.com. Para os brasileiros uma novidade é o Forum Nokia Wiki em português – http://wiki.forum.nokia.com/index.php/Portal:_Portuguese. Neste espaço colaborativo os cadastrados podem incluir desde artigos sobre programação até dúvidas (e suas soluções).

Informações para Imprensa

LVBA Comunicaçãowww.lvba.com.br – 11 3039.0660

Théo Filipe – theo.filipe@lvba.com.br – 11 8714.0669

Comunicação INdT

Beto Campainha  – beto.campainha@indt.org.br – 92 8114.1299

Others and Português01 Mar 2007 04:02 am

Infelizmente não irei ao FISL deste ano pois morando mais longe a passagem ficou muito mais cara e com a mudança de trabalho não foi possivel criar uma proposta sobre o meu novo trabalho, mas tenho a certeza de que este evento estara muito bom.

Resolvi escrever este post para prestigiar as palestras de alguns amigos que eu com certeza assistiria:

- “Análise de Performance em Servidores Linux ” por Piter PUNK

- “HLBR – um IPS invisível para a segurança em redes de computadores” – João Eriberto Mota Filho

- “Tutorial LVM2 ” por Klaus Heinrich Kiwi

- “Free Software and The Matrix” por Alexandre Oliva

- “Ambiente de desenvolvimento Linux para o processador Cell” por Flavio C Buccianti

- “Introdução ao mundo dos testes em Software Livre: Desenvolvimento, Execução e sua Contribuição à Comunidade” por Flávio Ivan da Silva
- “Python para Maemo no Nokia 770″ por Osvaldo Santana Neto

- “Tapioca VoIP e Telepathy – Revolucionando as comunicações no Linux” por Daniel d\’Andrada Tenório de Carvalho
- “Xen e Além: O que há de novo no mundo da virtualização” por Glauber de Oliveira Costa

- “XEN: Virtualização se tornando popular” por Murillo Fernandes Bernardes

- “Magic mirror on the net, what\’s the fairest license yet? — A GPLv3 fairness tale” por Alexandre Oliva

- “Rodando Linux no Playstation 3 ” por Flavio C Buccianti

* Apenas algumas palestras tem links pois somente estas foram publicadas integralmente pelo site http://www.softwarelivre.org. No site oficial do fisl a programação não esta detalhada: http://fisl.softwarelivre.org/8.0/www/?q=pt-BR/program

INdT and Português09 Jan 2007 06:31 am

http://tecnologia.terra.com.br/interna/0,,OI1336246-EI8138,00.html

Português and Security04 Jan 2007 07:33 pm

(This post is in portuguese because all others documents are in portuguese too …)

Esta foi a palestra apresentada no FISL 7.0 (de 2006) voltada a administradores de sistemas sobre o selinux.

O video (em formato ogg) se encontra disponível em http://vivi.eng.br/computer/fisl7/ Este video foi gravado por um amigo da transmissão ao vivo do FISL 7.0
Neste diretório também estão disponível a apresentação e o fonte do latex beamer.

Qualquer dúvida, email me …